Trabalhador Rural: Saiba como solicitar seus benefícios previdenciários em 2024!

Desde 2019, a solicitação do benefício previdenciário rural para o segurado especial ocorre por meio da Autodeclaração Rural.

Trata-se de um formulário destinado ao INSS para coletar as informações necessárias e reconhecer a condição de segurado especial.

Essas informações são validadas por meio da integração de bases de dados do INSS e outras bases governamentais.

No documento, o segurado fornece dados sobre:

1 – Informações pessoais;

2 – Membros da família envolvidos na atividade rural;

3 – Informações da Propriedade;

4 – Atividade rural exercida e empregados;

5 – Outra atividade diferente da rural e renda adicional.

A Autodeclaração Rural simplifica as regras de comprovação da atividade rural.

Elimina, portanto, a necessidade de validar o trabalho no campo por meio do sistema sindical, o que facilita o acesso à Previdência Social.

Porém, é fundamental reforçar as informações adicionando documentos contemporâneos ao período em questão.

Para evitar erros no preenchimento, procure um(a) advogado(a) especialista em direito previdenciário!

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