Revisão de aposentadoria: entenda sobre!

Se você já fez ou acompanhou alguém que fez o requerimento de aposentadoria, sabe quão difícil é chegar ao valor condizente com todo o período de trabalho.

Isso acontece porque, embora as bases de dados do INSS e da Previdência sejam extensas, com investimentos para atualizações, muitos erros são identificados.

Os erros ocorrem por falhas no recolhimento de contribuições, seja pelos empregadores ou pelos segurados, em determinados casos.

Outros se dão pela falta de documentação apresentada no momento do requerimento junto ao INSS.

Também são recorrentes os erros quanto ao reconhecimento de regras mais benéficas aos segurados, impactando diretamente no cálculo dos seus benefícios.

Para corrigir esses equívocos, é possível solicitar a revisão da aposentadoria.

O segurado questionará o valor do benefício concedido, bem como as regras aplicadas para o cálculo, indicando os fundamentos e/ou apresentando novos documentos.

Essa solicitação pode ser feita diretamente ao INSS ou por meio de processo judicial, a depender do tipo de erro identificado.

O segurado que tem sucesso na revisão, com o reconhecimento do erro cometido, terá direito a receber a diferença retroativa entre os valores pagos e os valores atualizados.

Outro ponto importante é estar atento aos prazos para a solicitação das revisões.

Por isso, para entender se o seu caso pode ser objeto de revisão, é interessante a consulta com um profissional da sua confiança.

Se gostou do conteúdo, curta este post e nos siga para ficar atualizado!

× Como posso te ajudar?